CREA-PR testa aparelhos V-PADs para atendimento aos surdos

17 Dec

De dezembro deste ano a fevereiro de 2013, o CREA-PR está em fase de testes o atendimento para surdos por intermediação via vídeo com aparelhos intitulados V-PADs, que faz parte do projeto CAS (Central de Atendimento ao Surdo) desenvolvido pelo Conselho.

O projeto CAS foi apresentado em 2011 no Seminário de Acessibilidade promovido pelo Conselho em Foz do Iguaçu. Instalados na Central de Informações e Regionais de Curitiba, Ponta Grossa, Pato Branco, Cascavel, Apucarana, Londrina, Guarapuava e Maringá, os equipamentos começarão a funcionar efetivamente até o final de dezembro.
O CAS funciona por serviço de intermediação por vídeo realizado com os interpretes da empresa Viável Brasil, com sede em Londrina, representando acessibilidade e comunicação plena tanto para o ouvinte quanto para o surdo (profissional ou leigo) nos assuntos pertinentes ao CREA-PR. A Facilitadora da Central de Informações do CREA-PR, Fabíola Mendes de Oliveira Pinto, fala sobre os benefícios relacionados ao uso desses equipamentos. “Conforme relatório do CONFEA hoje temos 15 profissionais cadastrados no CREA-PR com deficiência auditiva. O uso do aparelho possibilita a igualdade no acesso às informações referentes ao Conselho”, diz Fabíola. “A inovação e iniciativa do CREA-PR devem ser seguidos tanto para empresas quanto por outros órgãos públicos”, recomenda.

Por Marieli Castioni.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: