CREA-PR e TCE-PR apresentam Relatório de Fiscalização de Obras Públicas Paralisadas

18 Oct

O CREA-PR e o TCE-PR (Tribunal de Contas do Estado do Paraná) apresentam na segunda-feira (15), às 14h, em coletiva realizada no Auditório do TCE-PR, o Relatório de Fiscalização de Obras Públicas Paralisadas, trabalho executado pelas duas entidades desde maio de 2012 e que traça um cenário com a situação das obras públicas paralisadas cadastradas pelas prefeituras municipais paranaenses no Sistema de Informações Municipais (SIM-AM), em funcionamento desde 2002.

A parceria é fruto de um convênio firmado pelas entidades para a fiscalização de obras públicas, e que permite a ampliação do trabalho com a fiscalização de obras públicas paralisadas. O grande ganho com a parceria diz respeito à troca das bases de dados entre o CREA-PR e o TCE-PR, uma vez que, quando o tema são obras públicas, ambas trabalham com as mesmas obras e suas consequentes informações.

“Mais que estabelecer um vínculo de parceria, criar rotinas e integrar o sistema de dados, fatores que beneficiam as duas entidades; o CREA-PR e o TCE-PR mostram com essa ação o seu papel no controle social, atuando em prol da clareza e transparência das informações”, explica o presidente do CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger. “Entendemos que, pior que obras superfaturadas ou com irregularidades, as obras paralisadas não entregues à sociedade deixam de cumprir o seu papel social, além de que todo gasto aplicado nela é jogado no lixo”.

Para o presidente do TCE-PR, Fernando Guimarães, o grande mote do trabalho é apontar a situação real para em seguida, com respaldo técnico, cobrar providências dos gestores dos municípios. “Dependemos das informações cadastradas pelas prefeituras no Sistema. Agora, com troca de expertise e de tecnologia estamos conseguindo cruzar os dados, indo até à obra e comprovando o panorama com o trabalho dos fiscais do CREA-PR”, fala. “A tendência é expandir nossa parceria, com novo escopo de trabalho a partir de 2014”, acrescenta. O auditório do TCE-PR está localizado na Praça Nossa Senhora de Salete s/n˚, no Centro Cívico.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: